Júri
Ciêncas Humanas
Fauston Negreiros
Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009; 2012). Pós-Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2020). É Professor Associado III do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília/UnB e orientador de Mestrado e Doutorado do programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar/PGPDE e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura/PPGPsiCC. Presidente eleito da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. Coordenador do GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia/ANPEPP. Membro do GT Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia. Compõe o Conselho Editorial e é Revisor Técnico das seguintes editoras: Artmed, Mercado das Letras, Brazil Publishing, Penso, Appris, CRV, Juruá e Pimenta Cultural. Possui experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional. Coordena o Grupo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas/PECPol, vinculado ao CNPQ. Tem estudado principalmente os seguintes temas: Atuação e Formação do Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica; Psicologia e Políticas Públicas de Educação; Psicologia, Atuação Política e Proposições Legislativas; Psicologia Política; Problemas na Escolarização, Vulnerabilidade e Desigualdade Social; Orientação à Queixa Escolar; Produção do Fracasso Escolar; Medicalização da Educação e da Sociedade; Psicologia Histórico-Cultural: fundamentos, método e clínica; Psicologia Escolar, contextos e práticas emergentes; Interfaces da Psicologia com Literatura, Cinema e Gastronomia. (Fonte: CNPq-Lattes)
Ciências Humanas
Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. É atualmente Vice-presidente da WERA, World Education Research Association. É membro do CTC de Educação Básica da CAPES(Agosto de 2023). É membro do Conselho da SBPC, representando as sociedades científicas da área da Educação. É membro do Fórum Nacional de Educação. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação(ANPEd) por dois mandatos. Foi duas vezes coordenadora do PPGE da UDESC. Foi Coordenadora da Comissão de Sistematização do Fórum Nacional de Educação, organizador da CONAE 2024. Realizou seu segundo pós-doutorado(2018/2019) na Arizona State University, Estados Unidos, sob a supervisão do Prof.Dr. Gustavo Fischmann, com licença da UDESC e bolsa de Pós-doutorado no Exterior do CNPq. Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Currículo, Diferença e Educação Inclusiva . (Fonte: Geovana Mendonça Lunardi Mendes)
Ciências Humanas
Walter Matias Lima
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação (Filosofia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur léducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia francesa contemporânea, culturas e corpo, e formação docente. Professor nos seguintes programas de Pós-Graduação: PPGE/UFAL e PPGAU/UFAL. Atualmente Coordenador Geral das Pós-Graduações: CPG/PROPEP/UFAL. (Fonte: CNPq-Lattes)
Ciências Naturais e Matemáticas
​Josiane Burkner dos Santos
Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Ponta Gross (1992), Mestre em Agricultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006) e doutorado em Fitotecnia com enfase em Produção em Vegetal pela Universidade Federal do Parana. Atualmente é Pesquisador no Instituto Agronömico do Parana (IAPAR), atuando na área de Solos, com pesquisas com enfâse na Dinâmica da Matéria Orgância do Solo. (Fonte: CNPq-Lattes)
Ciências Naturais e Matemáticas
Marcio Luis Ferreira Nascimento
Bacharel em física pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em física da matéria condensada pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em ciência e engenharia dos materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com estágio sandwich no Bundesanstalt für Materialforschung und-prüfung, Berlin/Alemanha. Entre 2004 e 2008 realizou estudos de Pós-Graduação na UFSCar e na Technischen Universität Clausthal / Alemanha. É professor associado IV em dedicação exclusiva da Escola Politécnica - Departamento de Engenharia Química, e do Instituto de Humanidades, Artes Ciências (IHAC), ambos da Universidade Federal da Bahia. É ainda professor permanente, tendo sido coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e vice-coordenador do Mestrado Profissional, ambos da Escola Politécnica da UFBA. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, líder do Laboratório de Materiais Vítreos da UFBA: www.lamav.ufba.br e do grupo de nanotecnologia: www.nano.ufba.br, e componente de dois outros grupos de pesquisa bastante atuantes no país. Desta forma, foi responsável pela implantação de um dos primeiros núcleos de pesquisa brasileiros sobre materiais vítreos na Bahia. Foi vice-chefe do Departamento de Engenharia Química (2012-2017) e vice-diretor do IHAC (2010-2013). Já atuou como Coordenador do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia da UFBA (2009-2011), vice-coordenador acadêmico do IHAC (2009), e coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia Industrial (2014-2018) campus Salvador. Tem experiência nas áreas de Física do Estado Sólido, Ciência e Engenharia de Materiais, além de ter trabalhos em tópicos específicos de Ensino de Ciências e Matemática. Foi professor visitante do Coe College (EUA). Costuma escrever textos de divulgação científica e matemática em jornais de grande circulação. É membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Foi co-autor, junto com Luiz Barco, da série televisiva Arte Matemática (2001), e autor dos livros Matemática - Construção e Significado (Editora Moderna, 2006), Et cetera: Engenharia, Tecnologia e Ciência (EDUFBA, 2018) e Engenho, Arte Matemática (EDUFBA, 2023). Consultor em Engenharia e Educação, especialmente em otimização e matemática. (Fonte: CNPq-Lattes)
Ciências Naturais e Matemáticas
Roney Alves da Rocha
Bacharel em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, UFV (2006). Mestre e doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFV, 2008, 2012). Pós-doutor em Física (Espectroscopia e análise de fraudes em alimentos, UFJF, 2015). Professor Adjunto no Departamento de Ciência dos Alimentos, Universidade Federal de Lavras (UFLA) . Áreas de atuação: Processamento térmico de alimentos e segurança alimentar. Caracterização espectroscópica e quimiométrica de alimentos. Modelos matemáticos e empíricos aplicados a dados experimentais de processos na indústria de alimentos. Métodos numéricos e computacionais. Otimização combinatória com algoritmos genéticos, simulated annealing, otimização inteira e heurísticas aplicadas à solução de problemas de engenharia. Ensino: Instrumentação e Controle de Processos. Instalações Industriais. Introdução à Programação C++ aplicada à Engenharia de Alimentos. Análise por elementos finitos (FEA). (Fonte: CNPQ-Lattes)
Ciências Sociais
Allan de Paula Oliveira
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem realizado pesquisas tendo como objeto a música popular, estudando a partir de uma articulação entre antropologia e história. Para compensar a frustração do Flamengo ter preferido outros atacantes, começou a pesquisar futebol também, sobretudo a relação deste esporte com redes de produção comunitárias e com estruturas políticas. Também tem realizado pesquisas e estudos nas áreas de antropologia e literatura, teoria antropológica e história da antropologia. Não é muita coisa e nem é nada demais, mas ele garante que se diverte (que, no fundo, é o que importa). Atualmente, tenta confundir as ideias de estudantes no curso de graduação em música popular e do mestrado em música da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Ao que parece, tem sido bem sucedido. Como "tinha tempo de sobra" resolveu participar da gestão da universidade e desde junho de 2021 é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UNESPAR (criado em 2019 e, atualmente, com nota 3 na CAPES). Além disso, assumiu, em dezembro de 2023, a liderança do MUSICS - Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade. (Fonte: CNPq-Lattes)
Ciências Sociais
Carina Copatti
Docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019) com Pós-doutorado em Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFFS, campus Chapecó (2021). Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014). Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2020). Foi avaliadora no Programa Nacional do Livro Didático nas seguintes edições: PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental; PNLEM 2018 - Geografia; PNLD 2019 - Geografia; PNLD 2020; PNLD 2021 - objeto 1 - Projetos Integradores; PNLD 2021 - objeto 2 - Obras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Foi coordenadora adjunta no PNLD 2019, versão de adequação à BNCC e Coordenadora Pedagógica do PNLD 2024-2027 área de Geografia. Trabalhou durante dez anos na educação básica, em escola do campo, atuando no ensino de Geografia para alunos do campo e indígenas, e escolas urbanas. Concentra suas pesquisas na área de Geografia e Educação, com ênfase no ensino de Geografia, Política Nacional do Livro Didático, Currículo e Políticas educacionais no contexto das reformas recentes. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Currículo e Processos Pedagógicos Escolares (GEPECPE-UFES). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Ensino e Formação de Professores de Geografia (GECEF) e atua como colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF). Atua como colaboradora no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Geografia (Leageo-UFES). (Fonte: CNPq-Lattes)
Ciências Sociais
Denise Paiva Ferreira
Professora titular aposentada da Universidade Federal de Goiás. Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001). Em 2006 realizou pós-doutorado na University of Notre Dame/EUA. Áreas de pesquisa e publicações: partidos políticos, democracia, eleições, participação política, comportamento eleitoral, estudos de gênero. (Fonte: CNPq-Lattes)
Ciências Sociais Aplicadas
Adriano de Oliveira Sampaio
Professor associado da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA). Professor Visitante na Universidade do Quebec em Montreal (UQÀM) (Canadá/Montreal), Capes-Print (2023.2). Bolsista Pós-Doutorado Sênior CNPQ, vinculado ao INCT-INTREE (2024.1). Coordenador e idealizador do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas em Comunicação e Cultura (FACOM/UFBA) (2023). Pós-Doutorado pela ECA/USP (2016-2017). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas - UFBA, com estágio doutoral pela Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle, graduado em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia. Membro da Associação Baiana de Psicanálise da Bahia (APBA), desde 2018, psicanalista. Pesquisador da RedLaco - Red Latinoamericana de Investigación en Comunicación Organizacional. Desde 2010, coordena o programa de extensão Arte, Cultura e Ciência da UFBA, lotado na Facom/UFBA. Coordenador e idealizador da Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e a Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas (FACOM/UFBA). Foi coordenador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/IHAC/UFBA) e Diretor Editorial da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - ABRAPCORP (2020-2021). Foi coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA) (2019-2020) e desde 2010 atua nesse grupo como pesquisador. É professor colaborador no Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (PROGESP/EAD/UFBA). Atualmente, colabora no conselho editorial de periódicos nos domínios da Comunicação e da Cultura no Brasil e em Portugal. (Fonte: CNPq-Lattes
Ciências Sociais Aplicadas
Daize Fernanda Wagner Silva
Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2017). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG (2021-2022). Mestre em Direito pela Ludwig-Maximilians-Universität München (1999). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). É Professora Associada em exercício no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC). É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Desenvolve pesquisa acerca da temática de Direito e Povos Indígenas. É associada ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), à Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED), à Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). (Fonte: CNPq-Lattes)
Ciências Sociais Aplicadas
Renato da Gama-Rosa Costa
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Urbanismo Prourb/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Doutorado Sanduiche no Institut dUrbanisme de Paris (2004) e Pós-Doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2014). É tecnologista sênior e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz onde é Chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz. Docente permanente do curso de Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz. Professor da subárea Saneamento Ambiental do Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Saúde e Cidade. Coordenador do Docomomo Brasil (2018-2021). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, história, arquitetura e urbanismo, patrimônio cultural, arquitetura de instituições de saúde e saúde urbana. (Fonte: CNPq-Lattes)
Ciências da Vida
Egídio Lima Dorea
Possui graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1999) e doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo (1998). Tem experiência na área de Medicina Interna, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças Crônicas, Prevenção de Quedas e Envelhecimento Ativo. (Fonte: Egídio Lima Dórea)
Ciências da Vida
Jacinta de Fatima Sena da Silva
Possui mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2017). Atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília e pesquisadora colaboradora da Escola de Governo Fiocruz Brasília. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em educação em saúde, atuando nas seguintes linhas temáticas: políticas públicas; básica à saúde; equidade, migração, saúde, trabalho e direitos humanos; saúde indígena, saúde do trabalhadora/o, educação popular e participação social. (Fonte: CNPq-Lattes)
Ciências da Vida
Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1980) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Université de Nantes (1989). Atualmente é professora Associado 4 do Departamento de Zoologia e Diretora do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aves limícolas migratória e macrozooplâncton. (Fonte: CNPq-Lattes)
Linguística, Letras e Artes
Andrea Ciacchi
Professor titular da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), depois de ter sido docente na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (2010) e professor de Antropologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba de 2000 a 2010. Antes (1994-1999), foi docente e pesquisador no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB. Formado em Antropologia na Universidade de Roma "La Sapienza" (1984), concluiu Mestrado em Letras na UFPB (1988), Doutorado em Estudos Ibéricos na Universidade de Bolonha (1993), Pós-Doutorado no Departamento de Antropologia da UNICAMP (2005-2007) e Pós-Doutorado também em Antropologia na Universidade de Roma La Sapienza (2019). Desde julho de 2023 está requisitado para a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do MPA no Rio Grande do Norte. Foi coordenador do primeiro Programa de Pós-Graduação da UNILA, o Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA), e também atuou, na UNILA, no bacharelado em Antropologia e no PPG em Literatura Comparada. Tem lecionado e orientado mestres e doutores nos Programas de PG em Letras e em Sociologia da UFPB, nas linhas de pesquisas "Memória e Produção Cultural" e "Sociologia da Cultura". Entre 2011 e 2013 foi docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPGLS), no campus de Bragança da UFPA. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da UFPB e da Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Antropologia. É membro da Associazione dei Ricercatori Italiani in Brasile (Associação de Pesquisadores Italianos no Brasil - ARIB). (Fonte: CNPq-Lattes)
Linguística, Letras e Artes
Jan Edson Rodrigues Leite
Professor Titular de Linguística e Português na Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Letras Modernas e em Direito. Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorou-se em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, onde defendeu tese na área de Linguística Cognitiva. Realizou estágio de pesquisa pós-doutoral em Linguística Cognitiva, na University of Louisiana at Lafayette (EUA). É docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB. Tem experiência em Linguística Cognitiva e Semântica, atuando principalmente na investigação dos seguintes temas: processamento e compreensão de inferências, deficits linguístico-cognitivos, integração conceptual e cognição espacial. (Fonte: CNPq-Lattes)
Linguística, Letras e Artes
Percival Tirapeli
Professor titular no Instituto de Artes da UNESP (2008), Universidade Estadual Paulista, Mestre (1983) e Doutor (1989), pela escola de Comunicações e Artes da USP, bacharel e licenciado (1975 e 1976) em Desenho e Plástica e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É professor na graduação, mestrado, doutorado na UNESP. Possui experiência em artes, focada em pintura e história da arte, autor de 25 livros sobre arte brasileira e especialista no período barroco, atua nos seguintes temas: arte brasileira, patrimônio artístico e cultural, arte e arquitetura religiosa. Como artista plástico, trabalha desde 1975 e participou de duas Bienais Internacionais de São Paulo; expôs individualmente em São Paulo, Brasília e Roma. Como curador, trabalhou na concepção e curadoria em diferentes museus, principalmente sobre arte barroca. Desde 1987, criou e coordena o Barroco Memória Viva, um grupo de extensão e estudos sobre barroco brasileiro, e um grupo de pesquisa homônimo junto á CAPES. Concebeu e coordena o Acervo Digital em Artes Visuais junto á Biblioteca do Instituto de Artes da UNESP, um programa que reúne acervo extensivo de imagens e informações sobre artes visuais e arquitetura barroca brasileira. Tem organizado e coordenado eventos acadêmicos nacionais e internacionais sobre arte e patrimônio sacro latino-americano. (Fonte: CNPq-Lattes)
Literatura Infantojuvenil
João Luís Cardoso Tápias Ceccantini
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1987), onde também realizou seu mestrado (1993) e doutorado em Letras (2000). Atualmente é professor assistente doutor da UNESP, instituição em que trabalha desde 1988. Atua junto à Disciplina de Literatura Brasileira, desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, formação de leitores, literatura e ensino, Monteiro Lobato e literatura brasileira contemporânea de um modo geral. É coordenador do Grupo de Pesquisa "Leitura e Literatura na Escola", que congrega professores de diversas Universidades do país. Foi coordenador do Grupo de Trabalho da ANPOLL "Leitura e Literatura Infantil e Juvenil". É votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Tem realizado diversos projetos de pesquisa aplicada, voltados à formação de leitores e ao aperfeiçoamento de professores no contexto do Ensino Fundamental. Nos últimos anos, também tem desenvolvido alguns projetos para a Editora UNESP.
Literatura Infantojuvenil
Mariana Cortez
Docente na Universidade Federal da Integração Latino-americana da área Letras/Linguística, na graduação e do mestrado em Literatura Comparada (PPGLC). Docente colaboradora do mestrado PROFLetras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), projeto fomentado com bolsa sanduíche (CAPES) - estágio de doutorado no exterior, Portugal (UTAD). Mestre em Semiótica e Linguística Geral (2001) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Presidente Prudente). Bolsista de Produtividade Desenvolvimento, Tecnologia e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Tem experiência na área de Letras. Coordenadora do projeto: "Vivendo Livros". Atua principalmente nos seguintes temas: Biblioteca escolar e comunitária, Mediação de Leitura, Literatura e Ensino e Literatura Infantil. (Fonte: CNPq-Lattes)
Literatura Infantojuvenil
Vilma Ribeiro Gomes
Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Nove de Julho (2011), graduação em pedagogia pela Universidade São Camilo (2020) e especialização em “O livro para a infância: textos imagens e materialidades” pela Faculdade Conectada (2019). Atualmente é Psicóloga Clínica. (Fonte: CNPq-Lattes)
Projeto Gráfico
Jiro Takahashi
Depois de mais de 50 anos no mundo da edição, Jiro é mais que um editor: é o arquiteto de projetos de destaque na formação de leitores e no sucesso de grandes editoras, como Ática, Abril Educação, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Ediouro, Rocco e Global (Nova Aguilar). Mas sua influência se estendeu para além do texto, pois ele participou ativamente do desenvolvimento do próprio mercado de livros no Brasil. (Fonte: Universidade do Livro)
Projeto Gráfico
Leonardo Araújo da Costa - Leonardo Buggy
Buggy possui mestrado em Design pela UFPE (2006), especialização em Gestão de Empresas pela Fundação Dom Cabral (2005) e graduação em Desenho Industrial/Programação Visual pela UFPE (2000). Ex-sócio da Fundição, empresa de design e tecnologia do Porto Digital, também atuou como designer gráfico e diretor de arte colaborando e/ou prestando serviços a empresas como Diário de Pernambuco, SEBRAE, TIM, Chesf, Plug/J.W. Thompson, Gruponove, Ampla, Ponto de Criação, Zanthus, Tempest, Icorp, WPD e Inteligência Informática. Entre os anos de 2003 e 2006 foi diretor cultural da Associação Profissional de Designers de Pernambuco-APD-PE e gestor do Centro de Artes Visuais e do Centro de Design da Cidade do Recife, ambos mantidos pela prefeitura. Organiza e participa ativamente de palestras, exposições, congressos e concursos no Brasil e no exterior, tendo sido premiado na 7ª e 9ª Bienal de Design Gráfico da ADG-Brasil, na Bienal Letras Latinas de 2004 e 2008, no Segundo Salão Pernambuco Design e no Prêmio CLAP de 2013 e 2015. Pesquisador com interesse nas áreas de tipografia, produção gráfica e design editorial desenvolveu relevantes levantamentos iconográficos e conduziu orientações com vistas a preservar a memória gráfica nordestina. Fundou e coordenou de janeiro de 2008 a setembro de 2009 o Laboratório de Impressos e o Curso de Tecnologia em Design Gráfico da Faculdades Integradas Barros Melo, em Olinda, o primeiro curso de design gráfico ofertado em Pernambuco por uma instituição privada. Foi professor do Curso de Design do CAA na UFPE de outubro de 2009 a dezembro de 2014. durante este período fundou e coordenou o Laboratório de Tipografia do Agreste, LTA. Colaborou com alguns programas de Pós-graduação em Design do Nordeste como os da UNI7, em Fortaleza, e da UNIFACS, em Salvador. Foi conselheiro da Associação dos Designers Gráficos no Brasil, a ADG-Brasil, durante a gestão 2018-2020, e diretor durante a gestão 2020-2022. Atualmente contribui com a Tipos do aCASO, a Editora Serifa Fina, a Editora Estereográfica, a editora do IFCE, a Trampo Letras & C.O. e é professor do Curso de Design da Universidade Federal do Ceará, UFC, onde fundou em 2015 e coordena até hoje o Laboratório de Tipografia do Ceará, LTC. (Fonte: CNPq-Lattes)
Projeto Gráfico
Rosana Lucia Paste
É artista, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui doutorado pelo programa de pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFES Vitória ES, com o título "Artista-professor: cartografia e processo" (2017). Tem mestrado pelo programa de pós-graduação em Educação da UFES com o título "Processo de criação em Arte: estudo de caso do artista plástico Nelson Leirner" (2010) e graduação em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da UFES (1992). Sua pesquisa tem como foco o processo de criação do artista-professor, suas contaminações, atravessamentos e agenciamentos e as relações rizomáticas produzidas no plano de imanência dessas profissões.
Tradução
Jovelina Maria Ramos de Souza
Professora Associada 1 da Universidade Federal do Pará desenvolvendo ensino e pesquisa na graduação e pós-graduação em Filosofia, com licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Filosofia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado em Filosofia - UFPB/UFPE/ UFRN (2011). Associada da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR). Integra a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Coordena o POIESIS - Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção e o LEFANN - Laboratório de Ensino de Filosofia Antiga do Norte e Nordeste. Coordenadora (2014-2018).e Vice-coordenadora (2018-2021) do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPA. Cooperação Internacional com o Prof. Ioannis Petropoulos, da Democritus University of Thrace, Grécia (2018-2024). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: Platão, recepção e transposição da poesia na filosofia platônica, representações do feminino na Antiguidade, teorias do belo, da representação e das paixões. Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2022-2023). Organizadora dos Dossiês: Transposições nos Estudos da Antiguidade(s) (2024), Representações Femininas na Antiguidade (2023) e Mulheres Filósofas no Norte (2022). Coordenadora do Trágicas, atividade de extensão relacionada à questão da violência a mulher, a partir das representações femininas da tragédia grega. Coordena o projeto de pesquisa Metáforas do parto e da maternidade em Platão e Eurípides (2023-2024). Coordenadora do GT de Filosofia Antiga da ANPOF. Formação complementar em grego, latim, alemão, inglês e francês. (Fonte: CNPq- Lattes)
Tradução
Maria Paula Gurgel Ribeiro
Possui graduação em Direito Privado pela Faculdade de Direito da USP (1986), mestrado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-USP (2001), com a dissertação "Tradução de Águas-fortes portenhas, de Roberto Arlt" e doutorado também em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, pela mesma Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas-USP (2008), com a tese "Monteiro Lobato e a Argentina: mediações culturais" . Traduziu obras de Roberto Arlt, Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares, Antonio Di Benedetto, Paul B. Preciado, Alan Pauls, Leopoldo Lugones, entre outros. (Fonte: CNPq- Lattes)
Tradução
Nelio Schneider
Concluiu a graduação em Teologia no ano de 1983 pela Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo/RS, e o doutorado em Teologia no ano de 1989 pela Kirchliche Hochschule Wuppertal, de Wuppertal, Alemanha. Tem experiência docente na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica, atuando principalmente nos seguintes temas: exegese biblica, introdução ao Novo Testamento, teologia do Novo Testamento, hermenêutica bíblica, antropologia bíblica e ética. Tem experiência administrativa como Coordenador do Instituto Ecumênico de Pós-graduação - IEPG, da Escola Superior de Teologia - EST, de 1995 a 2000. Tem experiência internacional como Presidente da Comunidad de Educación Teológica Ecuménica Latinoamericana y Caribeña - CETELA, de 1997 a 2000. Tem ampla experiência como tradutor de obras técnicas em teologia e filosofia (a partir de 2000). (Fonte: CNPq- Lattes)